sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Lançamento do Comitê Permanente de Entrega Voluntária de Armas e Munições – CEVAM


Lançamento do Comitê Permanente de Entrega Voluntária de Armas e Munições – CEVAM





Na próxima sexta (19.08) tem o Lançamento do Comitê Permanente de Entrega Voluntária de Armas e Munições – CEVAM
LOCAL: Auditório do CIG (Centro Integrado de Governo), Av. Nazaré, 871 Próx. a Quintino – em frente ao Colégio Marista

HORA: 09 hs


Mas um passo foi dado no que tange o assunto desarmamento

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Treinamento para Policiais civis


Na última Quinta-Feira (18/08/2011), houve um treinamento para policiais Civis que possivelmente irão atuar nos postos de recolhimento de armas e munições ao redor da cidade, localizada na Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada na  Av. Governador Magalhães Barata, nº 209. Bairro: Nazaré. Belém - Pará. CEP: 66040-903.

 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SBT Lança campanha pelo desarmamento

Por Keylla Nascimento


Mas uma nova parceria se firma a favor do desarmamento, o SBT acaba de lançar uma campanha de apoio. Com o Slogan Arrependimento mata. Desarme-se. O Intuito é mostrar para a população que ter armas nunca foi, nem nunca vai ser motivo de segurança... pelo contrário armas em mãos de inocentes tem muito mais chance   de virar arma contra eles próprios.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

E A LUTA CONTINUA

Por Keylla Myucha




Conquistamos avanços importantes no que se refere a campanha de desarmamento. Um dos principais pontos é a conquista de novos postos para recolhimento além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Segurança Pública Nacional irá analisar todos os possíveis postos de recolhimento e irá fazer a aprovação para que além desses dois órgãos a população possa também ir em outros locais para fazer a entrega de sua arma e receber o protocolo de indenização.
Esse passo é de extrema importância, pois  irá permitir que em alguns interiores do Brasil, onde não há unidades da PF ou  PRF, o cidadão poderá fazê-lo em outro posto de recolhimento.
Temos que continuar nesse ritmo para que cada vez mais consigamos diminuir os elevados crimes ocasionados por arma de fogo.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

última Reunião da CEVAM PARÁ ,

Por Keylla Nascimento

A última reunião do Comitê do Desarmamento em Belém - PA, teve o objetivo de agendar a data para a oficialização do comitê no Estado , O objetivo é aproveitar o dia da adesão do Pará (15 de agosto) e juntamente com o Governador do Estado, Simão Jatene, mobilizar a população paraense para que voluntariamente façam a devolução de suas armas, para que assim possamos reduzir os índices de violência e criminalidade com armas de fogo






Nessa reunião estiveram presentes, membros da PF, Ouvidoria, CAIC e CJP.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novo telefone para a campanha do desarmamento 2011

 Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma Arma do Futuro do Brasil lançou mais um serviço para o cidadão. Desde a última segunda-feira (06/06), o cidadão também pode tirar dúvidas e dar sugestões sobre a iniciativa através do telefone 194, da Central de Atendimento da Polícia Federal. A ligação é gratuita e pode ser feita das 6h à meia-noite, todos os dias.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. Estudos como o Mapa da Violência 2011 mostram redução nos índices de criminalidade, principalmente no número de homicídios, no período de realização das campanhas anteriores. Para facilitar o recolhimento, há quatro novidades na edição deste ano: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização do material no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e a ampliação da rede de recolhimento de armas.

Unidades da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal funcionam como postos de recolhimento. À medida que os estados se engajam na campanha, amplia-se a rede de coleta com a participação de guardas municipais e organizações não governamentais. www.entreguesuaarma.gov.br


Fonte: Ministério da Justiça

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reunião do conselho do desarmamento

Ontem (19.05.2011), o conselho do desarmamento reuniu-se na Sala de Reuniões da Polícia Militar para falar sobre portaria que deve sair nas próximas semanas, para que outras instituições possam fazer o recolhimento das armas acompanhados de um policial, o intuito dessa portaria é garantir que a sociedade possa entregar suas armas onde achar mais melhor.
A Policia Federal informou que desde o início da campanha até hoje, já foram entregues mais de 24 armas na Sede da Polícia Federal e ao contrário do que muitos pensam, as armas apreendidas pelas polícias no Brasil, não são contrabandeadas, quase 80% foram fabricas no Brasil, mas como são antigas, não tem cadastro no Sinarm.
É preciso que a população se conscientize cada vez mas, pois arma só tem duas finalidades: MATAR ou MORRER.






Por Keylla Nascimento 


quinta-feira, 12 de maio de 2011

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DESARMA BRASIL

Na última terça feira dia 10 de maio, foi feito o lançamento da campanha pelo desarmamento na sede da CNBB, esse ano a campanha trouxe vária modificações para garantir a adesão do maior número de pessoas. De acordo com os membros do Comitê pelo desarmamento o objetivo do Ministério da justiça e facilitar a possibilidade de que a pessoa que queira entregar a arma, não se depare com tanta burocracia como vinha acontecendo anteriormente.
A campanha tem como preceito garantir o anonimato daquelas pessoas de Boa fé que queiram fazer a entrega voluntária de armas e munições , desde que estejam acompanhadas com a guia de trânsito e a armas e munições em recipientes distintos, lembrando ainda que  para cada arma entregue o cidadão receberá uma indenização que pode variar de R$ 100,00 a R$ 300,00.
Em Belém, o único posto de recolhimento no momento é a Polícia Federal, mas logo existirão outros postos para que as armas possam ser entregues.


Por  Keylla Nascimento  

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Movimentos que tentam persuadir o cidadão a não entregar armas

Por Keylla Nascimento

Existem alguns movimentos que estão usando de jogos políticos para convencer o cidadão a não se desfazer de sua arma, porém existe sim um anonimato em carater excepcional para a entrega de armas, mas para que seja feito a arma obrigatoriamente deverá estar sem munição, sendo que a munição de a arma tem que estar em embrulhos diferentes, é necessário o guia de trânsito, mas não é empicilho para que a entre voluntária de arma seja feita.

A proposta de entregar um cheque ao portador ou algum código para saque no Banco do Brasil é mais um método de desburocratizar a entrega.

terça-feira, 19 de abril de 2011



Reunião do Comitê de DESARMAMENTO no Estado do Pará


Por Keylla Myucha


No último dia 18/04/2011 (segunda-feira), foi feita uma reunião entre os membros do comitê de desarmamento no Estado do Pará e contou com a participação da representante da Comissão de Justiça e Paz (CJP), Representante da Policia Militar do Estado do PA (PMPA), representante da Ouvidoria, com representante do Instituto vida Brasil, Representante do Conselho amazônico de igrejas católicas, representante da ASPACEM e representante da Rede Desarma Brasil e Viva Rio. Para iniciar ao processo que levará ao estado a caravana nacional de entrega voluntária de arma e munição.
Nessa reunião foi colocada em pauta algumas proposições que serão analisadas, para posteriormente serem ou não aprovadas pelo comitê.